terça-feira, 9 de abril de 2013

Arrumando o armário, arrumando a vida

Imagem retirada de organizeservice.blogspot.com
Sabe aquela frase: nosso armário ou casa representa como anda nossa vida? Então, apesar de achar um pouco exagerada, ela tem a ver. A organização da nossa casa, dos nossos armários, enfim das nossas coisas, reflete de alguma maneira nosso estado de espírito. Pode reparar, quando estamos desestimulados, cansados, para baixo, a tendência é que tudo fique uma zona, normalmente porque não temos ânimo de arrumar, deixar as coisas bonitas. Quando estamos felizes, queremos tudo bonito e, mesmo os mais desorganizados têm que concordar, nenhuma bagunça é bonita.

Eu tenho muito essa relação de desordem da casa com meu estado de espírito. Final de semana, quando passamos mais tempo em casa, ela se transforma num verdadeiro caos, é brinquedo para tudo que é lado, cama desarrumada, eu aguento por um tempo, mas antes de dormir tenho que arrumar tudo ou não consigo descansar pensando na bagunça, hehehehehehe. Me dá uma sensação de que nada vai dar certo, que as coisas vão se perder, que está tudo errado na minha vida ahhhhh!!!

Com isso na cabeça e aproveitando o inferno astral eu resolvi que ia fazer uma limpa no meu armário. Já tinha um tempo que eu sentia que ele não me representava mais. A ideia inicial era doar tudo que estivesse lá dentro. Mas, como eu ainda não fiquei milionária, respirei fundo e resolvi que iria reavaliar o que tinha, antes de tomar uma decisão tão radical.

Experimentei todas as roupas que havia lá dentro, coloquei para doação as que não foram usadas no último ano e fui testando combinações. E não é que eu descobri vários jeitos legais de usar aquelas mesmas roupas? Tirei muita coisa encalhada lá de dentro, que não me deixavam ver o que eu gostava, e fiz uma lista para, nas próximas compras, não trazer para casa o que não tenha a ver comigo.

No fim das contas, impus a mim um desafio a partir dos testes de combinações: não poderia repetir nenhuma combinação por 30 dias. O desafio terminou hoje e consegui cumpri-lo sem muitas dificuldades, o que me fez perceber que talvez eu não precise de muito mais coisas. Talvez dar uma coloridinha no guarda-roupa, que anda muito preto e branco. Aliás, essa é uma meta para esse ano: evitar comprar roupas pretas. Para meu ano que começa em 1 semana, sim, meu ano novo é meu aniversário, eu quero muita cor!!!

Agora algumas dicas para você que fica meio inseguro na hora de se desfazer:
  • Se você não usou aquela roupa por mais de 6 meses, não usará mais;
  • Não guarde roupas esperando emagrecer ou engordar, quando você atingir o peso desejado, vai querer coisas novas, que representem a nova fase;
  • Tire um tempo para experimentar tudo que tem, testando novas combinações. Leva um tempão, mas, com certeza, esse tempo vai ser compensado naquelas horas que estiver com pressa e não souber o que vestir;
  • Existem aplicativos para smartphones que permitem gerenciar o armário, tem que tirar foto de tudo (eu nunca consegui terminar esse trabalho), mas vale a pena, principalmente, na hora de arrumar mala correndo;
  • Sempre que comprar uma roupa nova, tire uma que já não use tanto, ou que já usou demais, do armário, assim você evita a superlotação e diminui o trabalho quando for fazer a limpa.
Como anda seu armário, ops, sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário